Brasil é um dos países que mais solicita remoção de conteúdo ao Google

O Google divulgou nesta quarta-feira (21) o seu relatório semestral de transparência e mostrou que o Brasil é um dos países do mundo que mais solicita a remoção de conteúdo ou acesso a dados do usuário à empresa. Entre janeiro e julho de 2012, o governo enviou 191 pedidos de remoção de conteúdo e 1.566 solicitações de dados dos usuários.
Segundo o relatório, nos dois quesitos houve uma pequena diminuição no número de solicitações brasileiras em comparação ao período anterior, de julho a dezembro de 2011. Na época, o Brasil enviou 194 pedidos de remoção de conteúdo e 1.615 de dados do usuário.
No último relatório, o Brasil ficou na terceira colocação dos governos que mais pedem remoção de conteúdo via mandados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Já nos três levantamentos anteriores do Google, o Brasil ficou na primeira colocação.
A empresa afirmou que recebeu um mandado para a remoção de 860 perfis no Orkut por falsidade ideológica, tendo removido 834 do montante e recebeu também uma solicitação para remover 815 resultados de busca do seu serviço que eram redirecionados a sites e imagens que faziam referência a uma única pessoa.

76% das solicitações brasileiras foram atendidas total ou parcialmente
E quando o assunto é o acesso a dados do usuário, o Brasil também se mantém no terceiro lugar no ranking durante o período, atrás dos Estados Unidos com 7.969 solicitações e da Índia, com 2.319. No grupo dos cinco primeiros ainda figuram França e Alemanha.
O Brasil já estava na terceira posição nos períodos anteiores. Entre julho e dezembro de 2011 o país enviou ao Google 1.615 solicitações; de janeiro a junho do ano passado foram 703; de julho a dezembro de 2010 foram eviados 1.804 pedidos e de janeiro a junho de 2010 foram 2.435.
Além disso, o Google afirmou que recebeu 20.938 solicitações de acesso aos dados do usuário no mundo todo nos seis primeiros meses de 2012, número este superior ao apresentado durante o período de julho a dezembro de 2011, de 18.257. A companhia ainda revelou que 76% das solicitações brasileiras foram atendidas total ou parcialmente.
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