Computador mais antigo do mundo digital volta a funcionar em Museu

Computador mais antigo do mundo digital volta a funcionar em Museu


 
Witch
Pesquisadores ingleses decidiram colocar o computador mais velho do mundo digital para funcionar novamente. O WITCH (Wolverhampton Instrument of Teaching Computing from Harwell) encerrou suas atividades em 1973, mas será restaurado e reinicializado em sua nova residência, o Museu Nacional da Computação de Buckinghamshire, na Inglaterra. "Em 1951, o Harwell Dekatron era um entre uma dúzia de computadores espalhados pelo mundo, e desde então tem levado uma vida encantadora sobrevivendo intacto enquanto seus contemporâneos foram reciclados ou destruídos", afirmou em nota oficial Kevin Murrell, curador do museu.
Quando fez sua estreia, o computador foi usado para armazenar dados de pesquisas atômicas. O equipamento era alimentado por centenas de tubos Dekatron cheios de gás e pela linha de telefones local, e era capaz de armazenar apenas um dígito em sua memória. Além disso, um rolo de papel era usado tanto na entrada como na saída de dados da máquina.
Computador WITCHReprodução: CNET
A máquina, com mais de três toneladas, foi desenvolvida para ser confiável e não veloz, algo que prezamos muito hoje em dia. Na época, o WITCH deveria resolver um cálculo com precisão na mesma velocidade que um matemático usando uma calculadora manual.
No entanto, o equipamento não é o dispositivo de cálculo mais antigo do mundo, mas é o primeiro computador moderno a continuar em funcionamento.
Veja, no vídeo abaixo, o "simples" boot dessa máquina!

Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial