Japão está desenvolvendo um trem flutuante capaz de atingir 500 km/h

Japão está desenvolvendo um trem flutuante capaz de atingir 500 km/h

trem flutuante capaz de atingir 500 km/h
A Central Japan Railway Co. (JR Tokai) revelou recentemente um novo propótipo de trem flutuante para passageiros capaz de atingir velocidade máxima de 500 quilômetros por hora.
De acordo com o jornal The Asahi Shimbun, o Series Lo é um trem de levitação magnética, capaz de se mover flutuando sobre sua linha férrea com a ajuda de potentes ímãs. Ele irá rodar entre Tóquio e Nagoya e será o trem mais rápido do sistema ferroviário japonês.
Protótipos e projetos de meios de transporte por levitação magnética surgiram há mais de um século. A primeira patente dessa tecnologia foi apresentada em 1905 e, entre 1984 e 1995, um trem magnético operou na Grã-Bretanha com baixa velocidade - nada parecido com o projeto japonês.
Trens velozes Japão
Reprodução: Business Insider
Atualmente, existem duas linhas no mundo que operam com a tecnologia. Em 2004, a primeira linha começou a operar em Shangai, China, e em 2005, começou a rodar o sistema japonês Linimo, que atinge velocidade máxima de aproximadamente 96 quilômetros por hora, apenas 20% da velocidade que o Series Lo é capaz de atingir.
Os trens com sistema de levitação possuem inúmeras vantagens como, por exemplo, o fato de não terem rodas e não precisarem de atrito para rodar os torna mais silenciosos, mais rápidos e não são afetados por péssimas condições climáticas. A JR Tokai planeja construir um trem com capacidade para transportar mil passageiros até 2027 e expandir o seu sistema para Osaka até 2045.

Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial