O que é o Windows To Go?

Rodar um sistema operacional diretamente do pendrive não é nenhuma novidade. O falecido Kurumin, distribuição Linux brasileira baseada no Knoppix, possuia uma versão que cabia em um pen drive lá atrás, em 2003, e ainda é possível encontrar versões do Windows XP, Vista (sim, o "querido" Windows Vista!) e Windows 7 que podem ser instaladas diretamente em discos flash e serem executadas a partir da porta USB em qualquer computador.
O desempenho não é dos melhores, afinal, a capacidade de armazenamento e velocidade de transferência desses dispositivos não é o suficiente para ter uma boa experiência de uso. No caso do Windows 8 a Microsoft lançará uma versão mantida pela própria empresa, comercializando pen drives que já possuem o Windows 8 pré-instalado. Mas o que podemos esperar de diferente nessa nova versão?

Por exemplo, o que acontecia quando o pen drive era removido acidentalmente da porta USB? O sistema inteiro travava, muitas vezes jogando fora boas horas de trabalho. Pensando nisso o Windows To Go traz uma funcionalidade interessante: se o pen drive for removido o sistema "congela", ficando carregado na memória durante 60 segundos. Se dentro desse período o dispositivo for novamente inserido, o sistema volta a funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido.

Curioso sobre o Windows to Go? Conte-nos nos comentários!
0 comentários:
Postar um comentário