NASA libera primeiras imagens de planeta recém-descoberto

Novo planeta recém-descoberto NASA
A NASA liberou as primeiras imagens do planeta GJ 504b, recém-descoberto por seus astrônomos. O exoplaneta (planetas de outro sistema, que orbitam outra estrela que não o Sol), possui superfície na cor rosa, sua temperatura média é de cerca de 236°C e ele pesa quatro vezes a massa total de Júpiter. 
O GJ 504b orbita a estrela GJ, do tipo G0 504, que é mais quente que o nosso Sol e não é muito visível a olho nu. Com base na cor da estrela e em seu período de rotação, os pesquisadores estimam que o planeta tenha cerca de 160 milhões de anos, e encontra-se a uma distância de 57 anos-luz de nós. Segundo os cientistas, a cor rosa da superfície do planeta se deve ao fato de sistemas mais jovens não terem tido tempo suficiente para dissipar grande parte de seu calor, aumentando assim seu brilho infravermelho.
"Nosso Sol está a cerca da metade de sua vida de produção de energia, mas o GJ 504 tem apenas um trigésimo de sua idade", afirmou em comunicado oficial Dr. Michael McElwain, membro do time de descobertas do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, no estado norte-americano de Maryland. "Estudar esses sistemas é ver um pouco como era nosso próprio sistema planetário em sua juventude".
A descoberta faz parte do programa de pesquisa Explorações Estratégicas de Exoplanetas e Discos com o Telescópio Subaru, que está localizado em Mauna Kea, no Havaí. Ele tem como objetivo a visualização de novos planetas extrassolares e discos protoplanetários em estrelas próximas.

Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial