Incrível: conheça um rack de 160 Mac Minis!

Incrível: conheça um rack de 160 Mac Minis!

Mac Mini
Você já montou um hack de computadores para funcionar como um baita servidor? Um rapaz chamado Steve teve a ideia de montar o dele. Na falta do Xserve (a Apple descontinuou sua fabricação), ele criou uma alternativa impressionante: agrupou 160 (cento e sessenta) Mac Minis em um rack. Isso significa 640 núcleos reais - ou 1280, se formos contar o HyperThreading. Saiu no Hack A Day.
MacRackRack de Mac Minis (Crédito: Hack a Day)
Primeiramente, Steve teve que bolar uma maneira de criar as prateleiras do rack sem prejudicar o desempenho dos Minis. Ninguém nunca havia construído uma prateleira unitária para suportar quatro Minis, então Steve precisou trabalhar junto a um fabricante de prateleiras para desenvolver as suas.
Mas um novo desafio despontava: como administrar a refrigeração de tantos Mac Minis empilhados em prateleiras de quatro unidades? Para isso, ele desenvolveu dispositivos plásticos para introduzir nos computadores, assegurando que o ar que saísse de um não entrasse nos componentes do Mini vizinho.
Uma disposição de 160 computadores em um só hack gera muito calor. Para conseguir refrigeração e passagem de ar suficientes, Steve construiu uma porta refrigeradora com quatro ventoinhas de radiadores de carro, conectadas a um motor. Todas elas foram montadas na porta do rack.
MacTrayBandejas (trays) com 4 Mac Minis cada (Crédito: Hack a Day)
E outro desafio surgia: como conseguir uma fonte para alimentar 160 computadores de uma só vez? Se o design todo foi para um data center, os Minis deveriam obter energia a partir de uma Unidade de Distribuição de Energia, ou PDU. Mas isso iria exigir uma porção de PDUs e um emaranhado de cabos. A solução foi partir para um cabo Y de um para quatro - assim, um só cabo poderia alimentar quatro computadores, ou seja: cada prateleira teria seu próprio cabo e uma só tomada.
O resultado da invenção de Steve foi surpreendente: um rack com ar profissional, capaz de substituir perfeitamente um rack de Xserves, com a vantagem de ainda suportar upgrades no futuro. Genial, não?

Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial